Por dentro do cão beagle

cão beagle
jun 15, 2020

Orelhudos, companheiros, cheios de energia e gulosos: assim é conhecido o cão beagle. Eu sou a Fernanda, mamãe da @beaglecatharina e aluna da Matilha Brasil, e hoje vou falar um pouquinho sobre essa raça tão incrível!

[FOTO 1]

História do cão beagle

A origem exata do cão beagle não é desconhecida, mas sabe-se que é uma raça muito antiga, que se popularizou na Grã Bretanha, onde eram utilizados como cães de caça, devido a sua agilidade e seu faro. Os primeiros beagles eram muito pequenos – tinham no máximo 21 cm de altura – e eram conhecidos como “beagles de bolso”. Isso porque devido a esse tamanho, era fácil levá-los para as caçadas nos bolsos dos casacos. Inclusive, a rainha Elizabeth I teve uma matilha do incrível beagle mini.

[FOTO 2]

Características Gerais

Características Gerais do cão beagle

@beaglecatharina

  • Possuem altura normalmente entre 33 e 41 cm na cernelha, e pesam de 8 a 25 kg, sendo as fêmeas ligeiramente menores que os machos (geralmente).
  • Suas orelhas são longas, devendo ir até a ponta do focinho. A ponta do rabo sempre deve ser branca (característica que ajudava a encontrá-los no meio do mato durante as caçadas).
  • Sua pelagem é curta e lisa, e pode apresentar até 13 variações de cor, sendo as mais conhecidas: tricolor (marrom, branco e preto), bicolor, e chocolate.
  • O cão beagle tem um dos melhores e mais desenvolvidos sentidos olfativos entre os cães. 
  • Tem um temperamento calmo e uma disposição moderada. São cães alegres, amáveis e geralmente não são agressivos nem tímidos. Eles gostam de companhia e embora possam ser inicialmente retraídos com estranhos, são facilmente conquistados. Por essa razão, eles não são cães de guarda muito bons, apesar de sua tendência a latir ou uivar quando confrontados com desconhecidos, o que faz deles bons cães de vigília.

Cachorro para crianças

O cão beagle é excelente com crianças e essa é uma das razões para ter se tornado um animal de estimação popular. Mas eles são animais de grupo e podem ser propensos à ansiedade de separação. Geralmente se dão bem com outros cães.

Teste em Animais

Devido ao seu tamanho, sua natureza passiva e boa resposta imunológica, essa raça é muito utilizada em testes de laboratório. 

[FOTO 3]

Cuidados com o cão beagle

cuidados com o cão beagle

@beaglecatharina

Otites: Por terem longas orelhas de abano, pode significar que a orelha interna não receba um fluxo de ar substancial ou que o ar úmido fique preso e isso pode levar a infecções de ouvido. É necessário garantir a limpeza do ouvido interno e mantê-lo sempre seco para evitar que isso ocorra.

Problemas nos olhos:  Duas condições comuns oftalmológicas em beagles são o glaucoma e a distrofia corneana. “Olho de cereja”, um prolapso da glândula da terceira pálpebra, e distiquíase, uma condição na qual os cílios crescem no olho, causando irritação, por vezes acontecem; ambas as condições podem ser corrigidas com cirurgia.

Obesidade: Se o cão beagle for sedentário, a obesidade é um problema comum, visto que eles vão comer enquanto a comida estiver disponível. Por isso cabe aos tutores regular a quantidade de comida e submetê-los a exercícios constantes para o controle de peso.

Espirro reverso: Beagles podem apresentar um comportamento conhecido como espirro reverso, em que soam como se estivessem asfixiando ou com respiração ofegante, mas na verdade estão apenas sugando o ar através da boca e do nariz. A causa exata desse comportamento não é conhecida, mas não é prejudicial ao cão.

Quer saber mais sobre essa raça? Bem, NESSE POST você tem mais detalhes sobre o cão beagle e não deixe de seguir o perfil da Catharina! E para se tornar mestre no Instagram, dominar as técnicas e ferramentas e alavancar o crescimento do seu perfil, CLIQUE AQUI

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

2 Comentários

  1. Glaciete

    Ótimo tema “ raça beagle “, tenho uma fêmea Meg, me apaixonei pela raça beagle por causa da mãe dela Maya , Meg teve que fazer duas cirurgias antes de um ano, teve prolapso da terceira glândula( olhos de cereja), mas a cirurgia foi um sucesso , oftalmologista top que temos em nossa cidade. Amos demais minha beagle @meg

    Responder
  2. Eunice

    Gostei de saber da origem do Beagle gostaria tanto de ter um, porém é caro

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts