Posso adestrar meu cão adulto?

adestramento
set 17, 2019

Cães são como crianças, precisam de atenção, gastar as energias e claro, que o seu dono tenha a voz de comando e ele saiba a quem obedecer. É muito importante adestrar o seu cão, seja ele jovem ou mais velho. Melhora o comportamento dele e a relação entre dono e cão muda muito também.
O cão adulto para adestrar se tem algumas vantagens. Ele obedece e entende os comandos com mais facilidade, além dele ser mais tranquilo. Assim, o cão entende o que pode e o que não pode e vai deixar a vida dele mais segura e mais tranquila.

adestramento

Foto: @pacoca.pelodearame

 

Como adestrar vira lata?

Temperamento do vira lata

Geralmente, os SRD são muito dóceis, mas claro, isso depende muito de cão para cão. Pois depende muito do comportamento da raça que lhe deu origem e do seu histórico de vida, visto que o cão aprende a ser agressivo para se defender. Então, se você souber quem foram os seus pais e se forem de raça, geralmente, os cães terão o comportamento muito parecido com os dos seus pais.
Outra questão importante de ressaltar é a idade que você adota um cão. Isso porque indiferente de raça ou não, os cães mais velhos geralmente são “mais na deles”, mais sossegados e tranquilos. Os mais novinhos tem muita energia, e precisam colocar tudo isso “para fora”, e também mais fácies de serem adestrados.
Mas a grande maioria dos SRD, por já ter passado muito sofrimento nas ruas, no momento em que recebe carinho e amor, eles são extremamente gratos e amorosos pelo seu ato de adoção.

O SRD é destruidor?

Como qualquer raça, cães filhotes têm uma maior tendência a serem “destruidores”. Por isso é necessário que você tenha primeiramente paciência e lhe ofereça muitos brinquedos de Enriquecimento Ambiental, para que o ele se distraia e gaste bastante energia.
Os cães mais novos são mais fáceis de aprender mais rápido. Por isso, corrija-os sempre com reforço positivo, e os cães SRD são muito espertos, logo aprendem as novas maneiras de se comportar.

Tipos de cachorro: dominante, passivo e neutro e o adestramento de cada um

Existem vários tipos de cães, e cada um com características diferentes para serem adestrados. Os cães dominantes por exemplo, são cães muito seguros de si, ele gosta de enfrentar desafios, por isso é muito bom adestra-los, geralmente eles pegam rápido os comandos. Mas para esse tipo de cão, é preciso que se imponha com ele, por ser um cão de personalidade forte, é preciso que ele entenda quem comanda, e quem ele deve obedecer.

Podemos dizer que se trata de uma personalidade passiva-agressiva quando o cão reage impulsivamente diante de alguma situação que possa haver algum tipo de “medo” a ele. Normalmente os cães que tem medo de algo, eles fogem, já o cão passivo-agressivo, ele está sempre ao alerta para qualquer situação que possa ter algum tipo de risco e medo a ele, agindo de forma agressiva.
Nesses casos, sempre aconselho a chamar um profissional na área de adestramento de cães, pois como são cães com características muitos fortes, talvez só a sua boa vontade em fazer as tarefas e atividades não seja o suficiente, um profissional poderá driblar muito bem esse tipo de situação.

Já o cão passivo geralmente é um animal que tem um medo maior do que o normal, geralmente o tempo todo. Pode ser medo de pessoas, crianças, barulhos, outros animais, carros…infinitas possibilidades. É um cão, que se tem uma dificuldade maior de adestrar, pois seu comportamento precisa mudar, e ele acaba se tornando as vezes até mesmo agressivo. Por isso, nesse caso, sempre aconselho a chamar um adestrador para auxiliá-lo nesse adestramento, já que o seu trauma pode ser grande e precisa ter paciência para que esse comportamento mude.

Tipos de adestramento, positivo e negativo

Muitas pessoas ainda têm dificuldade em saber qual profissional chamar por causa da linha em que esse profissional trabalha.
O adestramento positivo, como o próprio nome já diz, ele faz com que o cachorro tenha sempre uma boa experiência toda vez em que ele fizer algo correto, algo que você quer que ele faça. Por isso é utilizado muito os petiscos e também brincadeiras e carinho. Nesse tipo de adestramento, a única punição, é ele não ganhar nada e muitas vezes ser ignorado quando ele não fizer o comando pedido. Logo, o cão entende que toda vez que ele fizer algo que você pede, ele irá ganhar alguma coisa legal, que ele goste.

No adestramento negativo, NUNCA, EM HIPÓTESE NENHUMA, bata no seu cão, isso não é adestramento. Para que ele entenda que o que ele está fazendo não é certo, você simplesmente retira algo dele, ou o brinquedo que está roendo, ou outra coisa, bata palma uma vez forte, que o barulho irá assustá-lo e isso chamará atenção dele e diga “não”.

adestrmento

Foto: @pacoca.pelodearame

Adestramento, comandos básicos

Sempre indico a recompensa para o adestramento, o cão sempre reconhece mais rápido os comandos quando ganha um petisco. E claro, a repetição, é muito importante para esse processo.
Os comandos básicos são: fica, senta e vem.

Como fazer:

Escolha um petisco que o seu cão goste muito. Deixe que ele cheirar, e em seguida, fecha a mão para ele não enxergar.
Fique na frente do seu cachorro e em quanto ele está atento ao petisco para receber.
Fale o comando: por exemplo o “senta” ou “fica” ou como você preferir que ele entenda esse comando.
Para ele sentar, você pode delicadamente pressionando ele para baixo. Assim que ele sentar você pode dar a recompensa.
Para o comandar “fica”, ele precisa primeiro estar com o comando “senta” bem entendido. Mande ele sentar e em seguida fica, e dê alguns passo para trás, assim que ele entender, você recompensa.
Todas as atividades você precisa repetir várias e várias vezes, até que o cão entenda o comando e que toda vez que ele fizer o comando certo, ele irá ganhar o petisco como recompensa.

Adestramento para filhotes x Adultos

O adestramento requer tempo e determinação dos donos. Se você tirar uns 10, 15 minutos do seu dia para fazer esse tipo de atividades com o seu cachorro, recomendo sempre utilizar um petisco como recompensa, você irá notar nas primeiras semanas de aula a diferença. Mas precisa ter persistência.
A diferença de adestrar um cão filhote para um cão adulto é que o cão adulto terá mais foco para as aulas já o filhote acha que tudo é brincadeira e eles não tem tanto autocontrole. Por isso, é necessário ter muita paciência ao querer adestrar um cão ainda pequeno, a missão não é impossível, só se torna um pouco mais difícil.

Importância do Adestramento para cães Desobedientes e destruidores

É muito complicado quando você tem em casa um cão que é muito destruidor e também desobediente. O cão destruidor, precisa, necessariamente, gastar a sua energia, levando ele passa passear, brincando com ele para que gaste a energia, dando brinquedos de Enriquecimento Ambiental para que ele possa gastar também a energia mental e isso consequentemente irá fazê-lo cansar.
Claro que você gosta de chegar em casa e ser recebido pelo seu melhor amigo fazendo festa para você, puxando os brinquedos dele para mostrar a sua alegria, correndo, pulando, latindo…porém, isso tudo tem um limite, quando na verdade todas essas ações começam a ultrapassar os limites.
O que acontece nesses casos, é que o cão se acha o líder da casa, e por isso, ele pode fazer o que ele quer na hora em que ele quer. Mas isso não pode. O dono é quem precisa liderar e ter a voz de comando. Claro que isso há um jeito. Requerer muita paciência e tempo, e melhor se você tiver nesse caso a ajuda de um profissional de adestramento de cães.

Muitas vezes os donos acabam perdendo a paciência e batendo nos seus cães, e isso está totalmente errado. Para corrigir algo que o seu cão está destruindo, primeiro, bata palma, uma batida forte com o barulho pode assustá-lo, em seguida, pegue o que ele está destruindo e diga “não”. Se imponha com o seu cão, se não, ele irá dominar você.
Novamente, isso requer prática e boa vontade, não será na primeira e nem na segunda vez que você irá fazer isso que o seu cão irá entender que não pode. Invista em brinquedos interativos, vocês verão como a diferença será notável.

Como já foi dito anteriormente, o adestramento requer muita dedicação e tempo do dono. Quem precisa mudar o comportamento primeiramente é o dono do cão, para que então, o cachorro possa entender os novos comandos e consequentemente o seu comportamento mude.

O adestramento pode ser feito em cães de todas as idades e qualquer raça, até mesmo no vira-lata mesmo sem saber quais as raças que tiveram a sua formação, para entender melhor o seu comportamento, é possível sim. Dedicação é a palavra-chave para o adestramento, tenha paciência e faça as repetições sempre que preciso e você verá que terá o resultado esperado.

 

E você, já adestrou o seu cachorro? Como foi essa experiência? Deixei aqui o seu comentário.

Home

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts