Ração para Gato: Tipos disponíveis e como escolher

ração para gato
set 16, 2020

Olá! Meu nome é Gislaine e sou a mamãe do Axl e da galerinha do Instagram @axlrosecat.  Hoje eu gostaria de conversar com vocês a respeito dos tipos de ração para gato e como você pode escolher a melhor opção para seu felino.

POSSO DAR RAÇÃO DE CÃO PRO MEU GATO?

Em primeiro lugar, você tem a obrigação de saber que ração de gato é diferente da ração de cão. Pode parecer meio bobo, mas você já notou que gato e cachorro são espécies diferentes? Então né, como seres de espécies diferentes, possuem necessidades alimentares e nutricionais diferentes. 

Enquanto o gato é um carnívoro estrito, o cão é onívoro.  O cão pode sobreviver com dieta hipoproteica ou mesmo vegana, o que já não acontece com o gato. Com base nessas informações e estudos, os fabricantes adaptaram suas rações para cada espécie, de modo que cada uma delas forneça os nutrientes adequados para cada um, de forma a propiciar um desenvolvimento sadio. Por exemplo, um dos nutrientes indispensáveis para a boa saúde do gato é a taurina, cuja deficiência na alimentação pode causar cardiomiopatia e cegueira.

Então não é possível fornecer uma alimentação de cães para gatos de forma sadia. Embora o contrário não seja prejudicial.  No entanto não recomendamos que se de ração de gatos para cães. Não tem sentido, já que o que leva a maioria dos tutores a querer alimentar o gato com a ração de cão é o preço. A ração de gato tem um valor maior do que a de cães, justamente pelas especificidades do tipo de animal.  Não faz sentido. Cada um deve comer a ração fabricada conforme as necessidades da sua espécie. 

Você pode saber mais sobre ração para cachorro NESSE POST!

GATOS PODEM COMER RAÇÃO VEGANA?

Dito isso e tendo em mente que gatos são carnívoros, já de cara deve-se descartar rações para gato veganas. Além de serem constituídas por proteínas vegetais e carboidratos que vão causar o ganho de peso para o seu gato, são de difícil digestibilidade para os felinos, que tem o sistema digestivo adequado para processar proteína animal e não arroz e soja.

Se você como ser humano segue o veganismo ou o vegetarianismo, restrinja esse tipo de alimentação somente a você, ou fará muito mal ao seu gato, podendo leva-lo a óbito.  Sou vegetariana e nem por isso obrigo meus gatos a comerem esse tipo de ração, pois é contra sua natureza.

QUAIS OS TIPOS DE RAÇÃO PARA GATO?

Como dono de gato, você já deve ter reparado que existem ração para todos os gostos e preços.  Mas você consegue diferenciar uma das outras? Pois bem, vem comigo que eu vou te mostrar quais aos tipos de ração para gato seca que você encontra no mercado e a diferença entre elas.

Ração econômica ou comum

São produzidas a partir de ingredientes de origem vegetal, tendo baixa qualidade nutricional. São muito vendidas em razão do seu preço mais baixo.  Muitas vezes são encontradas a granel nos petshop e agropecuárias da vida.

Na ração econômica você terá componentes que não são tão bons. Se comparada com outros tipos de ração, a econômica é bem inferior às outras que podem ser encontradas no mercado. Geralmente são coloridas e com altos índices de sódio, sendo que o seu consumo não é recomendado.

Ração standard

São as vendidas em supermercado. Podemos dizer que são as marcas mais famosas, as que fazem propaganda na televisão.  São as campeãs de venda de rações no Brasil. Classificadas como um tipo de ração intermediária em termos nutricionais e tendo um preço ainda acessível, não oferece todos os nutrientes que nutrientes necessários, sendo fabricadas com subprodutos.

Um pouco melhor do que a ração comum, a ração standard já leva como ingredientes farinha de carne e gordura animal. Mas abaixo da quantidade necessária para seu animal de estimação.

Ração premium

É uma opção melhor, tanto em relação ao preço como com relação à qualidade. Trata-se de uma ração classificada como de primeira, uma vez que seus ingredientes são de origem totalmente animal, o que faz com que os gatos tenham uma melhor digestão.

Mesmo sendo considerada de primeira, a ração premium ainda possui preço acessível. Embora não a todas as pessoas.  Muita gente conhece como ração de segunda linha da marca. Você encontra também ração premium para filhotes e gatos castrados.

Ração super premium:

É o melhor tipo de ração  para gato, com muito mais qualidade nutricional. A ração super Premium para gatos é feita a partir de carne bovina, ovina e de aves, oferecendo maior valor de proteínas. Sua digestibilidade também é melhor do que outras rações, reduzindo a quantidade de fezes. Além disso, a ração tipo super premium também apresenta opções de rações terapêuticas, indicadas para pets com problemas de saúde ou para cães e gatos mais idosos, além dos castrados e filhotes que já existem na linha premium.

Existem marcas que inclusive possuem rações especificas para raças, o que no caso dos gatos não apresentam muita diferença na composição, sendo diferentes na composição por ser direcionada a gatos de pelos longos ou no tamanho do grão.

Ração terapêutica:

É uma ração super premium desenvolvida especialmente para ajudar no tratamento de doenças.  Em alguns casos como em pacientes renais, corresponde a maior parte do tratamento, senão o único.  Existem ainda rações terapêuticas para pacientes com problemas urinários, intestinais, diabéticos, alérgicos e obesos.

COMO ESCOLHER PARAÇÃO PARA GATO

Você pode estar se perguntando: como eu vou saber qual a ração estou dando para o meu gato?  A resposta é bem simples: Leia a embalagem!  Nela você vai encontrar a classificação do alimento, se é standard, premium, super premium ou econômica.  Por isso, jamais aceite ração a granel, pois você pode estar comprando gato por lebre.  Além do fato de que essa ração pode estar velha, murcha e contaminada pelo manuseio das pessoas, ratos e baratas que passeiam por ela a noite quando o estabelecimento está fechado.  Essa contaminação pode trazer doenças sérias para seu gatinho.

Dito isso, você precisa observar os ingredientes.  Uma boa ração para gatos deve ter bastante proteína de origem animal e menos farelos, arroz e outros ingredientes de origem vegetal.  Lembre-se que gatos são carnívoros. 

Quanto mais proteína de origem animal, melhor.  Portanto, a carne deve ser o primeiro item na lista de ingredientes da ração. Boas rações têm mais de 30% de proteína de origem animal. Mas existem as rações grain free que tem uma porcentagem bem maior.

São melhores? Se levarmos em conta que gatos devem consumir mais carne do que outros tipos de alimentos, com certeza sim. Entretanto, nem todos os gatos se adaptam a esse tipo de ração, mesmo realizando uma transição entre as rações em um período estendido, pode não dar certo.  Aqui em casa levamos quase 3 meses para fazer a transição para a ração grain free mas tivemos um surto de diarreia que me desanimou e nunca mais tive coragem de tentar novamente.

De que adianta dar a ração mais top se dá diarreia no gato ou ele não gostou? É preciso levar tudo isso em conta quando formos escolher a melhor ração para nossos felinos.

RAÇÃO NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO

Sabemos que infelizmente nem todo mundo pode comprar uma ração super premium para seu gatinho. Mas eu aconselho do fundo do coração, quanto melhor a ração, melhor a qualidade de vida do pet! Pois estará bem nutrido e com a alimentação balanceada e assim correndo menos riscos de uma doença renal, por exemplo.  

Ração não é gasto, é investimento. Uma doença causada pela má alimentação vai trazer uma conta alta no veterinário. Sem contar o sofrimento do gatinho e a preocupação. Não custa nada economizar em outra coisa e comprar a melhor ração que você possa dar.

Digo isso por experiência própria. O Axl teve obstrução urinária há 9 anos, mesmo comendo ração super premium. E desde então ele come ração especial preventiva. Sofremos muito na época, e foi um desastre financeiro. Hoje, devido à dificuldade em manter a alimentação do Axl a parte, o veterinário me orientou a fornecer essa ração a todos os gatos, e embora seja uma facada no orçamento, tenho certeza que evitou muitos problemas tanto para o Axl quanto para as outras gatas mais velhas.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre os tipos de ração para gatos. Se você tiver alguma dúvida, me manda direct no perfil @axlrosecat que terei prazer em ajudar.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alimentação natural para gatos: prós e contras - Matilha Brasil - […] Não basta pegar uma receita da internet e sair fazendo. Todo mundo conhece um site famoso que tem receitas. …

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts