Saúde animal e Fitoterapia Veterinária

Saúde animal e Fitoterapia Veterinária
jan 25, 2023

E se desse para evitar remédios, tratamentos caros e cuidar do seu animal com base em prevenção e produtos naturais? Claro que não é possível evitar em 100%! Mas há um campo enorme de prevenção para a saúde animal por meio de tratamento natural! Ou seja, usando homeopatia e fitoterapia, que são produtos 100% naturais, sem contra indicação e por isso não agridem o organismo do pet. Vamos entender mais sobre isso?

No 3º programa do Tudo Sobre Pet, recebemos A dra Ariane Vale, médica veterinária com especialização em nutrição animal, o influenciador da Academia da Matilha, Gustavo França, tutor do @mundo.bordercollie e o CEO da TotalNeem, José Carlos Aguilera, para conversarmos sobre os poderes da Árvore de Neem, as propriedades que as folhas dela oferecem de benefícios para a saúde animal, do pelo hidratado ao aumento de imunidade.

Qual a diferença entre Alopatia e Homeopatia e Fitoterapia?

Começamos entendendo a diferença entre esses 3 caminhos de cuidado, tratamento e prevenção. Segundo a dra Ariane:

  • Alopatia é o caminho em que o médico veterinário opta pelo uso de medicações farmacêuticas para o cuidado animal
  • Homeopatia é um caminho usado por veterinários homeopatas para tratar a dor, seja ela aguda (pontual) ou crônica (quando se estende por mais de 2 meses), por meio de produtos naturais.
  • E a fitoterapia também utiliza meios naturais, mas não tem foco específico em dor por tratar do animal como um todo.

A boa notícia é que já há estudos que comprovam como é eficaz fazer prevenção de doenças e parasitas com meios naturais, como ervas. Além disso, a prevenção com produtos naturais tem menos ou nenhum efeito colateral e ainda pode ser mais econômica para o tutor.

Contudo, é essencial deixar claro que isso não significa que não precisamos vacinar nossos pets. A vacinação anual é essencial para que o pet esteja imunizado constantemente para doenças perigosas, sem cura e até zoonoses. Ou seja, doenças que podem contaminar o seu humano, sendo um problema de saúde pública. Por isso, mantenha seu pet sempre com as vacinas em dia, pela saúde animal e pela sua!

Saúde Animal e o Neem

O Neem é uma árvore indiana milenar que chegou ao Brasil há cerca de 35 anos, por meio de um técnico da Embrapa, com muitos estudos sobre os benefícios dessa árvore para saúde animal. Os estudos mostram seus resultados em especial para mamíferos, que incluem nossos pets. Mas também abrange animais de grande porte, plantações e até para nós, humanos!

O neem tem como principal função a proteção para a saúde animal, desde reforço de imunidade, até combate de doenças graças aos seus ativos de anti-inflamatório, anti-infecção, vermífugo, anti bactericida, cicatrizante e protetor gástrico. 

Os benefícios podem ser oferecidos ao pet por meio de produtos a partir da folha, casca e pequenos gravetos da árvore de Neem, como o Suplemento e a Loção de Neem. Além de muitos benefícios à saúde preventiva interna, o Neem é repelente, prevenindo os animais de agentes externos como os parasitas e insetos que ao picarem podem contaminar os pets com doenças como as doenças do carrapato, vermes do coração e leishmaniose.

A mudança de apetite dos animais com o neem

O Suplemento Nutricional Pet é um pó feito com a folha desidratada e moída da folha de neem e usualmente oferecido na dose ideal para o peso do animal junto à refeição (alimentação natural ou ração). E é comum tutores de animais com pouco apetite ou apetite seletivo ficarem receosos do animal não aceitar bem o neem.

Contudo, é muito comum que após pouco tempo de uso os animais tenham a melhora do apetite, se alimentando mais facilmente e até deixando de terem apetite seletivo (quando o animal escolhe o que comer).

Isso acontece porque ao decorrer do uso, o neem vai criando barreiras de imunidade no organismo do animal e eliminando problemas que diminuem a fome, como presença de vermes e focos de inflamações gastrointestinais.

Fitoterapia e as dermatites

É mais comum cuidar de dermatites e alergias que mostram reações na pele com antibióticos e corticoides. Mas há a opção de um caminho fitoterápico, tratando a saúde animal dermatológica com plantas diversas.

Além do apetite, o neem tem funções de prevenção e restauração da pele que são impressionantes! Isso porque entre os benefícios temos:

  • Hidratação: o óleo de neem é profundamente hidratante para a pele e pelo.
  • Fungicida e Bactericida: o neem tem bioativos que eliminam os focos de fungos e bactérias que promovem as dermatites, atuando como um antibiótico natural.
  • Cicatrizante: a função cicatrizante do neem colabora no fechamento e perfeita cicatrização de feridas diversas  muito mais rápido, (de uma picada a um corte cirúrgico).
  • Reforço de Imunidade: o neem é um multivitamínico que aumenta as defesas do organismo, colaborando para que ele reaja mais rápido contra qualquer agente que prejudique sua saúde.

Por isso, o uso de produtos como Loção de Neem e banho com shampoo e condicionador de neem durante o processo de cuidado e cicatrização da pele e até como método preventivo para animais de pele sensível ou atópicos, é bastante assertivo.

Neem e a saúde bucal

Quem não sonha com um animal sem bafinho?rs … Pois bem, o bafinho é um sinal de alerta para a saúde bucal do pet! Afinal, ele se forma quando há uma quantidade excessiva de bactérias ruins na boca do animal, formando as famosas placas bacterianas, que dão origem aos tártaros.

Tártaro em cães e gatos é um problema sério! Isso porque causa dor de dente, perda dos dentes e o pior, as bactérias conseguem entrar na corrente sanguínea e gerar, inclusive, problemas de coração. 

Por isso é muito importante fazer a higiene bucal do seu pet, escovando os dentes sempre que possível. Mas para animais que não permitem a escovação, tem solução! Outro método eficaz para a higiene bucal que a dra. Ariane Vale nos conta que o Gustavo comprou o resultado com seus border collies é o uso do Suplemento Nutricional Pet como fator preventivo para tártaro e também como tratamento. Isso porque o neem consegue amolecer as placas de tártaro para que elas caiam.

Isso acontece porque o neem é bactericida. E como o tártaro é formado por bactérias, ele vai eliminando a colônia de bactéria. Assim, pouco a pouco, ele derruba as placas de tártaro e impede que novas se formem pela manutenção diária da boca do animal. Por isso o bafinho deixa de existir, pela ausência de tártaro.

Outro modo eficaz para acelerar o descolamento de tártaro é oferecer mordedores para o animal roer, pois o atrito com o dente ajuda a descolar o tártaro. Para isso podemos oferecer mordedores de nylon e naturais como chiques e ossos, mas sempre com supervisão.

Opções de fitoterapia veterinária para saúde animal

Além do neem, a dra Ariane nos contou outras possibilidades de fitoterápicos que nos ajudam a cuidar da saúde animal de forma natural e mais barata, veja só:

  • Chá de camomila: o efeito calmante da camomila ajuda muito os animais mais ansiosos, nervosos e medrosos em situações de stress. Além disso, para casos de dermatite, compressas de chá de camomila ou banho sem enxágue ajudam bastante a acalmar a pele.
  • Chá de boldo: Se o animal apresenta problemas hepáticos e está enjoado, o chá de boldo ajuda a regular o fígado. A erva é amarga e por isso nem sempre agrada ao paladar dos pets, mas podemos adoçar um pouquinho com mel.
  • Chá de erva cidreira: assim como a camomila, ela acalma a pele do animal e pode ser uma ótima forma de evitar coceiras durante crises de dermatites e alergias.
  • Própolis: um anti-inflamatório natural que pode ser adicionado na refeição do pet. Basta algumas gotinhas de própolis sem álcool (use a opção a base de água) para evitar inflamações internas no organismo do animal.

Quer saber mais? Assista ao programa completo e aprenda ainda mais dicas e experiências divididas!

E então, gostou do conteúdo? Comente aqui o que mais te surpreendeu!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts