Saúde Mental e Enriquecimento Ambiental para Cães

Saúde Mental e Enriquecimento Ambiental para Cães
jan 18, 2023

Seu pet tem medo de barulhos como trovão e fogos de artifício? É comum vermos pets apavorados com esses estrondos, devido a sua audição supersensível que faz o barulho incômodo para nós ser aterrorizante para eles. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre saúde mental e como o enriquecimento ambiental para cães pode ser uma alternativa para aliviar stress e proporcionar qualidade de vida aos peludos!

Neste segundo programa do Tudo Sobre Pet recebemos a Adestradora Riane dos Santos, da Cão e Equilíbrio, e as influenciadoras da Academia da Matilha Beatriz e Bella Nutti, tutoras da @guangedosvira para contarmos o caso do Crypto, um golden retriever adotado já pela quarta vez, que sofre de ansiedade e tem muito medo de barulhos. Vamos conhecer?

O que é ansiedade em pets?

A ansiedade é uma resposta do organismo a uma série de situações de algum modo desfavorável que geram preocupações excessivas e colocam o pet em estado ansioso.

De acordo com a adestradora positiva Riane dos Santos:

“A ansiedade pode ser genética, aprendida na fase filhote e também pode ser um processo reforçado pelo tutor quanto ao comportamento ansioso. Por exemplo, um cão que fica pulando sem parar e percebe que o tutor oferece algo para ele parar, ele aprende que esse comportamento ansioso gera benefícios.”

Podemos notar vários sinais emitidos pelos cães que são característicos de um quadro de ansiedade, como:

  • Tremedeira
  • Arfar muito rápido (estado ofegante sem haver um cansaço físico justificável)
  • Falta ou excesso de apetite
  • Bocejar
  • Hiperatividade
  • Lamber o focinho
  • Chacoalhar muito
  • Rabo baixo
  • E até lambedura das patas ou do chão.

Como acalmar cachorro com ansiedade?

Entre as várias maneiras que o cão encontra para se acalmar, 3 delas são bastante comuns e relaxantes: Roer, lamber e farejar! Inclusive é por isso que alguns cães, ao se sentirem ansiosos começam a lamber o chão ou as patas. Esse é um mecanismo natural para acalmar cachorro com ansiedade. 

Por isso cães com ansiedade por separação, ou seja, que ficam com medo de ficarem sozinhos e por isso entram em estado ansioso, passam a roer e destruir móveis em casa. Não é uma travessura e sim um estado de stress causado pela ansiedade e ele busca roer para se acalmar.

O faro também dista bastante o cachorro, pois é pelo farejar que ele encontra informações sobre o local, indivíduos, alimento e isso distrai a mente do pet e colabora para que ele possa se acalmar.

Por isso, no enriquecimento ambiental para cães, há recursos que atendem todos essas necessidades para acalmar cachorro e levar saúde mental usando recursos corretos, sem que seja necessário destruir a casa ou causar uma dermatite nas patas.

3 tipos de enriquecimento ambiental para cães que acalmam

Como explica a adestradora Riane:

“O enriquecimento ambiental são atividades que o cão faria na natureza, como farejar, roer, lamber, destrinchar, caçar, perseguir. Então são comportamentos que ele exerceria na natureza e que naturalmente eles perdem quando damos ração e todos os alimentos de graça para eles que facilita a rotina e alimentação. As pessoas ficam com dó, mas o ideal é dar atividades para o seu cão fazer.”

Então, são recursos para simular a realidade natural da espécie atendendo seus instintos que geram conforto e saúde mental, pois geram satisfações naturais da espécie. Com o enriquecimento ambiental proporcionamos atividades que ativam os sentidos do animal e os instintos como:

  • Busca por presas,
  • Oferecem desafios cognitivos
  • Proporcionam diversão, atividade física e mental para o pet.

Quando queremos acalmar um animal ansioso, precisamos pensar em atividades relacionadas aos mecanismos de calma do cachorro: roer, lamber e farejar. E existem brinquedos de Enriquecimento Ambiental para cães destinados a essas atividades, veja:

  • Tapete de lamber: são tapetes com texturas diferentes e pequenos espaços para inserir alimentação pastosa, caldos ou sachês para que o pet consiga comer LAMBENDO o tapetinho dele. 
  • Tapete de fuçar: já os tapetes ou bolinhas de fuçar, são feitos normalmente de feltro, e simulam grama onde o tutor espalha pedaços de petiscos ou ração para que o pet encontre FAREJANDO e se acalme.
  • Mordedores: podem ser industrializados (como borracha ou nylon) ou naturais (como chifres, cascos e ossos) e permitem que o animal morda e fique ROENDO por um tempo até se acalmar. Alguns têm uma espécie de dentinhos que ainda ajudam a escovar os dentes.

Oferecendo atividades de enriquecimento ambiental para cães, conseguimos diminuir a ansiedade, stress e aumentar a  tolerância do cão.

O que oferecer ao cão enquanto saímos de casa para evitar ansiedade?

O ideal é treinar seu cão (e se preciso com o suporte de um adestrador positivo) para que ele crie associações positivas para a saída do tutor e assim isso não será um problema. O cão precisa conquistar independência emocional para perder o medo de barulho ou de ficar sozinho, por exemplo. Para isso, é importante que se treine desde pequenos períodos sozinho até várias horas, bem como acostumá-lo com barulhos. esse treino pode ter recompensas muito valiosas para o animal sempre que ele atender ao esperado, como carinho, receber um brinquedo que ele adora ou aqueles petiscos preferidos.

Além disso, o tutor pode:

  • Fazer um passeio maior antes de sair, para que ele gaste a energia antes da separação e fique tranquilo
  • Contratar um pet sitter ou passeador para visitar o pet no meio do período em que ficará sozinho. A pessoa pode oferecer atividades diferentes com enriquecimento ou passeio (caso o cão permita que outras pessoas entrem em casa).
  • Deixar enriquecimentos ambientais “escondidos” pela casa para que ele encontre ao longo do dia e se divirta.
  • Deixar Enriquecimento Ambiental congelado, que gasta mais tempo e energia do pet, fazendo o desafio ser maior, para animais mais vorazes na alimentação.

Lembrando sempre de testar e oferecer qualquer recurso antes com supervisão para entender o comportamento do cão e evitar destruição e que ele engula partes do brinquedo, como bem lembrou a influenciadora Beatriz, durante o programa.

Saiba mais sobre a adaptação do cachorro em creches e hotelzinho, desde idas durante o dia até hospedagens longas, no podcast:


Gostou do post? Conte abaixo se seu pet já faz enriquecimento ambiental ou se tem dúvidas sobre o tema!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts