Spitz Alemão: Manutenção e cuidados com a pelagem

Capa-Cuidados-Spitz-Alemão
set 9, 2019

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe algumas informações e dicas de cuidado e manutenção da vasta pelagem do Spitz Alemão que,  apesar de parecer complicada é, na realidade, muito fácil. Vamos lá?

Tipo de pelagem dos Spitz Alemão

Spitz Alemão

Spitz Alemão com seus pelos espetadinhos
Foto: @Suspiropom

Os Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão tem uma pelagem dupla chamada de Pelagem Primitiva, que entra na classificação de Raças do Grupo 5. Os cães desse grupo são reconhecidos por suas orelhas triangulares, rabo pontudo e geralmente enrolado nas costas, pelagem vasta e algumas outras características que nos lembram os seus parentes mais próximos: os lobos.

Em geral, são cães que resistem muito bem ao frio, longas caminhadas e regiões de clima extremo.

Como se movimentam bem na neve muitos exemplares eram usados para tração, pastoreio e proteção de rebanhos, como por exemplo os Malamutes do Alaska, Huskies Siberianos e até mesmo os Akitas. 

O pelo dos Spitz consiste em dois tipos de pelos diferentes: O pelo e o subpelo. 

O pelo é o fio longo que conseguimos enxergar ao olhar para o cão, geralmente tem um toque mais áspero e é o que dá a aparência de pelo “espetadinho”. O subpelo é bem macio, fininho e tem uma textura mais volumosa! Para enxergarmos é necessário afastar o pelo do cão e olhar o pelo que fica mais próximo a pele. Geralmente este é mais abundante e é o que requer mais cuidado.

Essa combinação protege não só do frio, mas também do calor, portanto cria uma camada protetora que impede que os raios solares cheguem na pele do animal. Ou seja, é exatamente como um isolante térmico. 

Manutenção e Cuidados 

Spitz Alemão

Cuidados com o Spitz Alemão
Foto: @Suspiropom

A principal coisa que devemos fazer nos nossos Lulus da Pomerânia é escová-los com o equipamento certo e com a frequência ideal. 

Para a escovação é sugerido usar pentes de metal, escovas de pinos longos sem bolinhas na ponta e nunca usar uma rasqueadeira. A escova sem bolinhas evita que ocorra a quebra dos fios na hora da escovação e a rasqueadeira deve ser evitada, pois arranca o subpelo do animal, tirando sua proteção natural e também o volume do pêlo. 

Em relação à frequência isso pode variar de acordo com a quantidade de pelos do seu animal e também da época do ano, pois ocorre a troca da pelagem uma vez ao ano e é necessário aumentar a escovação para evitar que pelos mortos se fixem nos outros e formem nós. Geralmente isso se dá no verão, pois o animal não precisa mais de tantos pelos e eles se soltam da pele. 

É indicado que a escovação seja semanal em épocas sem troca de pelos e de duas a três vezes na semana em troca de pelagem. Se você não souber em que fase está ou qual a frequência pode falar com o veterinário ou seu Trimmer de confiança.

Os banhos devem ser no mínimo mensais e no máximo quinzenais para não danificar a pelagem, com shampoo e condicionadores próprios para esse tipo de pelagem. Os cães devem ser secados muito bem para que não ocorra a formação de fungos e prejudique o crescimento dos pelos, podendo até formar feridas.

 

Tosa nos Spitz Alemão

Spitz Alemão

Fotos: @Suspiropom

Primeiramente, esse é um tema muito polêmico entre os tosadores, criadores da raça e donos dos cães, pois há muita opinião contrária. 

O que ocorre é que a tosa famosa do Spitz Alemão, a “Tosa Boo”, ficou famosa nas redes sociais por conta de um cãozinho com olhos redondos e aparência de ursinho de pelúcia, porém se a tosa for feita de forma inadequada pode fazer com que haja uma condição chamada de Alopecia pós-tosa. Ela consiste no enfraquecimento dos pelos, seguida da queda dos mesmos, deixando o cão “careca”. Em alguns casos o pelo pode nunca mais voltar a crescer. Além do fator estético da pelagem, também deixará o animal desprotegido do frio e calor, fungos, bactérias e outras situações que podem agravar ainda mais essa condição. 

O recomendado é fazer somente o trimming (Arredondar o animal, tirando a pontinha dos pêlos espetados) caso você queira aquela aparência fofinha. Tirar o excesso de pelos da pata para evitar que o cão escorregue em chão liso e também, em alguns casos, fazer a tosa higiênica, com muito cuidado. Sempre utilize uma tesoura para cortar os fios nunca a máquina para assegurar a saúde dos fios.

 

Como escovar seu Spitz Alemão

Spitz Alemão

Escovação e manutenção

A escovação deve sempre seguir a direção indicada na imagem acima para que o seu cãozinho fique sempre com o pelo cheio, volumoso e viçoso! 

Portanto comece a escovação enquanto seu cão ainda é filhote, com muita calma e carinho, para que ele se acostume e aproveite o momento com você. Fazer a manutenção da pelagem do seu cão também é uma forma de dar amor, então torne esse momento especial fazendo carinho nele enquanto escova. Cuidado para não puxar os nós e machucá-lo, vá com calma e remova pouco a pouco. Se necessário divida a escovação em mais de um dia, escovando uma parte por dia.

 

E aí, curtiram? Se quiserem saber mais sobre a raça da um pulinho aqui no post SPITZ ALEMÃO: DA ORIGEM AOS DIAS DE HOJE

Conte pra gente como é seu ritual de escovação aqui nos comentários! E nos vemos lá no instagram @Suspiropom

 

Um grande beijo,

Ana e Suspiro.

 

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

15 Comentários

  1. Giuliane Lopes Sanches Josende Coelho

    Fiz sempre tudo errado!!!! Tomara que dê tempo para reverter a situação, pois a minha está com a pelagem lisa e sem volume.

    Responder
  2. Gabriela

    Conteúdo completo. MUITO bom saber de tudo isso, ajudou nos meus estudos de Banho e tosa.

    Responder
  3. Jaqueline Mosqueiro

    Somos novas nessa vida de cão rsrsrs, gostamos muito das dicas. Parabéns!!! Jaqueline, Nadine, Nicole , Theo e Logan.

    Responder
  4. Odirley

    Minha splitz tem 11 meses e não tem subpêlo , o que eu faço?

    Responder
  5. Fabiana Carvalho

    Em meados de dezembro minha namorada mandou tosar o Spitz dela “na zero” porque o pelo dele tava com aspecto de dreads e muito longo. Desde então só cresceram os pelos das patas, e alguns tufos pela cabecinha, o resto do corpo todo continua com a pelagem como se tivesse tosado ontem. O que será que houve??

    Responder
  6. Nelcimoretti

    Tenho spitz baby com 1 ano começou alopecia x, fiz todos os tratamentos recomendado, toma Omega , melatonina, cremes para hidratar. A última tentaria será agora o microagulhamento.

    Responder
  7. Nathaly

    Tenho uma spitz com 1 ano, ela nao tem muito pelo e não é armado. O que devo fazer? Pentear mais para armar?

    Responder
    • admin

      Oi, Nathaly! Se ele não tem muito pelo, pode ter a ver com algo na saúde dele, desde problemas de pele até nutrição. Acho que a primeira coisa a se pensar, é uma consulta veterinária.

      Responder
  8. Nathaly

    Muito obrigada pelo retorno. Na verdade ela tem pelo, mas ele nao arma, nao fica fofinho.

    Responder
    • admin

      Talvez o produto de banho pode estar influenciando nisso, Nathaly… Muita hidratação e alguns shampoos podem deixar o pelo mais baixo sim.

      Responder
  9. Heloisa B

    Estou há 3 meses com duas Spitz mãe e filha 10 e 4 anos. Estou agoniada pois estão soltando muito pelo! A casa fica toda cabeluda rsrs e quando escovei saiu um saco de pelos. O que pode ser? Elas também quase não comem ?

    Responder
  10. Maria Ivonete de Oliveira Oliveira

    Tenho um lulu com 1 ano e 4 meses,apos tosa ele teve alopecia acima das patas e no dorso estou fazendo o tratamento conforme prescrito pelo veterinaro, mas não estou vendo muito resultado. Queria algumas dicas de cuidados.

    Responder
  11. Flavia

    Tenho um spitz alemão de seis meses, ele tinha subpelos mais cairam e nasceram nas costa dele pelos lisos sem subpelos é normal ? Sera que que ainda nasce subpelos, já que está nascendo pelos longos?

    Responder
  12. Marina Barreiros

    Olá! Levei meu Splitz a um pet que utilizou a rasqueadeira arrancando e quebrando o subpelo, a pelagem está mais lisa e sem volume ! Ela tem 1 ano e 2 meses… como faço para ter novamente subpelo? Cresce novamente?

    Responder
    • admin

      OI, Marina! Poxa, pode ter vários motivos para isso, então o ideal é passar em consulta com um dermatologista para ele indicar o tratamento ideal para o seu spitz e recuperar a pelagem dele.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts