Como fazer tosa higiênica e nas almofadinhas em casa!

tosa higiênica
mar 16, 2020

Oi! Eu sou Bruna, mamãe do @chop_chow, e hoje vim falar um pouco sobre a Tosa Higiênica, mais especificamente na barriga, genitais, almofadinhas ou coxins e no bumbum! 

 Atualmente muitas pessoas ainda pensam que a Tosa Higiênica é um Luxo ou frescura de alguns donos em relação ao seus pets, porém estes estão muito enganados! Já que a Tosa Higiênica é necessária e importante para saúde e bem estar dos nossos peludos! 

A importância da Tosa Higiênica 

Importância da Tosa Higiênica

A principal motivação para a realização da Tosa Higiênica é a redução do acúmulo de sujeira nas tais áreas onde a tosa é feita. Por algumas áreas serem perto dos locais por onde o cãozinho evacua, muitas vezes restos de urina ou fezes ficam grudados ao pelo, e acaba sendo um local perfeito para proliferação de bactérias, parasitas etc que causam doenças e grandes riscos para vida do pet! E como é no caso da tosa das almofadinhas, a quantia de pelo (em cães de pelo longo) pode fazer com que ele  escorregue e ao longo do tempo desenvolva problemas de displasia patelar ou de cadeira.

Portanto a tosa higiênica deve ser realizada de preferência mensalmente. E hoje vou contar como fazer isso na sua casa, pra não ter mais a desculpa do problema ser o valor da tosa ou o trabalho de ter que levar até um pet shop, onde infelizmente às vezes o trabalho feito não é tão bom ou não tomam o cuidado necessário para não machucar nossos pets.

Materiais necessários para fazer tosar em casa: 

Para realizar a tosa de forma correta e segura pra você e para o seu animalzinho são necessárias alguns materiais, são esses: 

  • Máquina de barbear ou de cortar cabelo.
  • Tesoura.
  • Pente.
  • Rasqueadeira.

E também muita paciência e cuidado para não causarmos nenhum machucado indesejado! 

Ao escolher a máquina para tosa, o ideal é que o espaço entre os “dentes” da máquina sejam o mais próximo possível, assim as chances de causar uma lesão serão mínimas. Geralmente as máquinas para barbear são mais seguras e ideias já que são menores! Já a tesoura, serve para detalhes onde a máquina não consegue alcançar ou até mesmo pode ser usada antes, pra retirar o excesso de pelos e sujeira, o ideal é utilizar uma tesoura afiada e que corte bem. O pente e a rasqueadeira que são da sua escolha, geralmente utilizamos antes, para uma preparação do pelo e após, para finalizar e ver se tudo está em ordem. 

A Tosa Higiênica de acordo com a pelagem  

A Tosa Higiênica, é indicada para animais de qualquer pelagem. Porém os cães de Pelo Longo (como o Chop, um Chow Chow) e outros exemplos como Golden Retriever, Border Collie, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire etc

Essas raças precisam que a tosa seja realizada com muito mais frequência, como 2x ao mês ou no mínimo uma! 

Em cães de pelagem média ou baixa, observe a velocidade do crescimento do pelo para determinar a frequência em que as tosas devem ser realizadas! 

Tosa higiênica na região da Barriga e região Íntima 

Tosa higiênica da barriga

Nas partes íntimas e na barriga, a tosa higiênica é essencial principalmente nos machos. Isso porque evita que a urina se acumule e muitas vezes fique com mau cheiro ou crie nós no pelo nesse local. Nas fêmeas a tosa ajuda muito durante o período de cio, já que evita que o acúmulo de sangue e bactérias. E também no período de pós parto (principalmente em caso de cesárea) e no período de amamentação, onde sem os pelos facilita a pega dos filhotes e garante mais higiene. Pois assim o leite e a saliva dos bebês não ficam no pelo. 

A tosa deve ser realizada no sentido contrário do pelo, e sempre com cuidado para não lesionar o local. O melhor é sempre ter uma pessoa para te ajudar a segurar o pet, pois nem todos ficam quietos durante o processo! 

Tosa higiênica nas Almofadinhas 

Tosa higiênica das almofadinhas

A tosa na parte de baixo das patinhas, que chamamos de Coxim ou Almofadinhas, é imprescindível para dar mais segurança no caminhar dos pets. Pois, principalmente nos cães de pelo longo, o comprimento do pelo faz eles escorregarem muitas vezes nos pisos mais lisos, muito utilizados dentro de casa, onde eles passam a maior parte do tempo! Já durante os passeios ajuda a diminuir o acúmulo de sujeiras trazidas por eles para dentro de casa após os passeios! 

Um bom exemplo foi o caso em que o Chop pisou em um chiclete em um passeio, infelizmente não realizávamos a tosa das almofadinhas na época e foi muito difícil tirar. Isso porque tinha muito pelo sobrando, e só foi possível retirar após aparar com tesoura e finalizar com a máquina, para assim remover todo o chiclete! Porém, isso não teria acontecido se ele estivesse com coxins tosados e bem lisinhos! Então fica de alerta! Pois é algo que pode acontecer facilmente em qualquer passeio

Tosa do Bumbum 

Tosa higiênica do bumbum

Esse tipo de tosa é bastante importante no quesito saúde, mas principalmente no quesito aparência e beleza. Afinal, não é nada agradável ver nossos pets andando por aí com um restinho de “cocô” no pelinho do bumbum, não é mesmo? 

Então essa área exige bastante cuidado, pois é muito vascularizada e muito fácil de ser cortada se não tomarmos cuidado e fizermos a tosa com calma! Fazendo um círculo ao redor do ânus do pet, é possível evitar que restos de fezes fiquem presos ao pelo na hora do pet evacuar! 

E então já entendeu a importância da Tosa Higiênica para a Saúde, bem-estar e aparência do seu pet?! Então agora é só pôr em prática as dicas e qualquer dúvida chame pelo direct. Ou envie a foto do resultado final lá no Instagram do @chow_chow! Espero que tenha gostado e que tenha sido útil!

Bruna Flores Vaz

Bruna Flores Vaz

Autor

Sou a Bruna Mamãe do Chop e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts