UGC: o que é e porque importa pro influenciador e as marcas?

ugc - que é e porque importa para influenciadores e marcas
jan 14, 2024

Já viu essa sigla em algum perfil de Instagram? Bem, ela desembarcou no Brasil no final de 2023, mas é bem comum nos EUA e faz parte do DNA da Matilha Brasil desde 2018. Vamos entender nesse post o que é UGC para o criador de conteúdo e como essa estratégia pode ser relevante para as marcas!

O QUE É UGC?

A sigla UGC em inglês significa User Generated Content, ou seja, conteúdo gerado por usuário. Ela se refere ao conteúdo gerado pelo consumidor final da marca, pelos usuários de redes sociais, sobre algum produto, serviço ou marca como um todo. Aqui é contemplado 2 tipos de conteúdos:

  • Conteúdo orgânico: aquele que o cliente produz depois de ter comprado algo, gostado e compartilhado nas redes sociais sua experiência, impressões, resultados e recomendações. Para a marca, esse conteúdo serve de depoimento, prova social da sua qualidade e ela pode compartilhar esses conteúdos dentro dessa estratégia de construção de credibilidade. Além disso, ao compartilhar ela valoriza o cliente e incentiva novas produções do público no formato UGC.
  • Conteúdo estratégico: esse é o conteúdo planejado com um ou mais influenciador digital para gerar pauta e disseminar algo sobre a marca, podendo ser um lançamento, um reforço de branding, um posicionamento de marca, uma campanha maior (como um pré black friday, por exemplo), entre outras possibilidades. E o objetivo é que a partir dessa ação coordenada com influenciadores, que o público conheça, experimente e também fale sobre o tema proposto e a marca em si, gerando escala na estratégia de UGC planejada.

Para que o conteúdo orgânico aconteça, a marca precisa ter um branding forte e muita qualidade no produto, serviço e atendimento. Veja esses 2 exemplos comuns no mercado pet:

  • Postagem sobre o BOX.Petiko, em especial os primeiros a receber a caixa no mês, para compartilhar a novidade.
  • Postagem com as novas estampas de Zee.dog, principalmente os primeiros a comprar e receber.

BENEFÍCIOS DO UGC PARA O PET

E porque vale a pena pro criador de conteúdo postar sobre a marca, colocando o UGC dentro do seu conteúdo, seja ele orgânico ou estratégico, já pensou nisso? Na verdade há uma série de benefícios a depender do objetivo do influenciador:

UGC Orgânico:

  • Ser o primeiro a levar novidades ao seu público, uma forma de se tornar referência e manter a audiência conectada a você.
  • Esse tipo de conteúdo, seja pela novidade ou por ser um “review” bem detalhado, gera retenção de tela nas mídias sociais e, por consequência, aumento de alcance e engajamento. Então é um tipo de conteúdo que gera benefício dentro da própria rede do influenciador.
  • Ele também consegue chamar a atenção da marca que ele gosta e já consome. Então, se seu conteúdo é bom, tem chances da marca convidar para um UGC estratégico e aí ele pode começar a monetizar seu conteúdo para essa marca em vários tipos de projetos, desde o pontual até algo de longo prazo, como os famosos programas de embaixadores, comuns no mercado pet.

 

UGC Estratégico:

  • Quando o conteúdo já é negociado com a marca, o influenciador pode começar a ter vantagens financeiras, desde um patrocínio em produto até ganhos em dinheiro.
  • Além da vantagem direta com a marca em si, o influenciador pode construir um case de sucesso para apresentar a outras empresas, desenvolvendo um portfólio e enriquecendo seu mídia kit para conquistar novas parcerias/clientes.
  • Ao ser notado como um bom criador de conteúdo UGC, o influenciador entra no radar de agências que buscam esse tipo de perfil, aumentando suas chances.

BENEFÍCIOS DO UGC PARA MARCAS

E para as marcas, quais as vantagens e estratégia por trás da febre do UGC? Bem, se pro influenciador tem benefícios, para as marcas nem se fala! Se liga:

1. CONTEÚDO DE BAIXO CUSTO

Produção de conteúdo dentro de uma empresa ou na terceirização para uma agência não é algo barato de fazer. Por isso, marcas investem alto em produção de conteúdo e compra de tráfego (anúncio) para veicular sua mensagem e se fazer presente na vida do seu público. 

Entretanto, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é um caminho para baratear isso, conforme a marca constrói bem seu branding e experiência do cliente, passa a ter uma produção espontânea de conteúdo em volume muito maior do que a sua equipe poderia produzir e muito mais rica, pois tem a experiência do cliente, tem história genuína que gera muito mais conexão com o público do que o conteúdo com para de publicidade que a agência produz.

Portanto, fomentar o UGC faz com que a empresa tenha menos trabalho na produção de conteúdo, invista menos e tenha mais resultado, se fizer uma boa curadoria e impulsionar bem esse conteúdo.

2. ESTRATÉGIAS DE SEO

Com o tempo, essa quantidade e frequência de postagens em plataformas diversas sobre a marca/produto, começa a reverberar em bons resultados nas pesquisas do Google. Isso porque o Google entende que se tem muitas publicações sobre dada a marca ou produto, isso é relevante e ele passa a melhorar sua posição no Google, desde o site da marca até a destacar as melhores publicações sobre o tema.

Assim, a marca vai ganhando cada vez mais visibilidade construída pela comunidade, sem um investimento interno tão grande em termos de mão de obra e verba de marketing.

Por isso, o conteúdo UGC é considerado barato e eficaz e portanto se tornando a menina dos olhos de todas as empresas, afinal, ele melhora todos os indicadores de sucesso:

  • Otimização da verba
  • Melhor ROI (valor de retorno sobre o investimento feito)
  • Baixa o CAC (o custo para a aquisição do cliente)
  • Possibilidade  de aumento do LTV (quanto o cliente gasta com a empresa enquanto ele é cliente), etc

3. AUMENTO DO ALCANCE

Quanto mais pessoas publicam falando sobre a marca, produto ou serviço, mais longe a marca está chegando, atingindo ainda mais pessoas com recomendação genuína (que é muito mais efetiva do que o alcance comprado em anúncio) e sem um custo criativo, operacional ou de tráfego (anúncio).

Isso porque o volume de UGC é maior do que a marca produz e postado em comunidades que talvez ela não conseguisse chegar de outra maneira, sendo descoberta para novos públicos.

4. FONTE DE ENGAJAMENTO

O aumento do engajamento é um efeito cascata do aumento de alcance. Essa nova fonte de engajamento vem exatamente desse alcance maior que a marca ganha pelo UGC. Isso porque as pessoas veem o post do Totó falando sobre um produto X e sua experiência. Logo, se ela se identifica, a tendência é que ela clique no @ da marca e vá lá conhecer mais sobre a empresa, produtos, ler comentários, tirar suas dúvidas etc.

Então perceba como ela atinge pessoas em outras comunidades, conquista para dentro da sua e esse visitante passa a engajar com seu conteúdo, além de ter engajado no post UGC que o faz crescer também.
Por fim, ainda tem chances de conquistar um novo cliente em curto ou médio prazo com custo quase zero, apenas pelo efeito cascata do UGC, muitas vezes orgânico.

5. CONSTRUÇÃO DE CREDIBILIDADE – BRANDING

Para além dos benefícios mensuráveis citados, há também os benefícios muitas vezes intangíveis, como a construção de credibilidade que está intimamente ligada ao Branding, que podemos resumir de forma bem simplista em “como as pessoas percebem a marca”.

O raciocínio é simples também: Se eu não conheço a marca e nem o produto, mas preciso disso e vejo muita gente elogiando nos comentários dos posts da marca, a tendência é que eu dê um voto de confiança e faça a compra para testar.

Se eu compro, gosto, percebo que as pessoas tinham razão em falar bem, há chances de eu compartilhar também, seja em:

  • Um post novo
  • Comentar no post da empresa
  • Em um UGC que me influenciou
  • Ou mesmo mandar um DM da marca elogiando e agradecendo a boa experiência.

De todo modo, eu estou oferecendo um bom depoimento de forma gratuita para a marca, certo? Então, eu acabo contribuindo para a construção de credibilidade e prova social dela.

6. GERAÇÃO DE DESEJO – BRANDING

Ainda dentro do branding, ver todo mundo falando de algo, gera a sensação e o desejo de pertencimento que faz com que o consumo seja intensificado por isso. Esse é um gatilho muito comum em marcas de moda, pois a moda te faz pertencer a tribos e isso constrói status, comunica mensagens, posicionamento, valores etc.

Mas não só no mundo fashion, no mercado pet isso acontece também e é bem comum vermos pessoas apaixonadas por uma marca X e que fazem coleção de seus produtos. Ou então que buscam consumir tudo oque um certo influenciador recomenda.

Esse movimento de influência gera desejo que gera resultado no caixa da marca de modo muitas vezes orgânico, a partir de conteúdo UGC que é consequência de um bom branding.

COMO A MATILHA TRABALHA UGC

No começo do artigo, disse que esse conceito já está no DNA da Matilha Brasil desde 2018. Mas como isso acontece com os influenciadores e com as marcas clientes?

Do lado dos influenciadores, a estratégia faz parte da construção de cada ação com marcas que desenvolvemos com um time selecionado dentro da Academia da Matilha. O Objetivo é sempre construir uma sequência de postagens, usando uma série de estratégias em conjunto onde o influenciador vai compartilhar sua experiência com o produto e/ou serviço, levando conceitos e diferenciais importantes da marca para o seu público e relacionando seu conteúdo com o conteúdo dos colegas, fomentando visibilidade entre todos os perfis e ascendendo os holofotes para a marca que ganha:

  • Visibilidade
  • Alcance em seu perfil
  • Engajamento
  • Construção de credibilidade e prova social
  • E toda a estratégia de conteúdo planejado reverbera em conteúdo orgânico

Enquanto, do lado da marca, quando atuamos como produtora de conteúdo para produção dos canais digitais e estratégia da marca, o objetivo é criar conteúdo que fomente as principais chaves para incentivar o UGC orgânico:

  • Experiência do cliente
  • Transformar seguidores e comunidade
  • Construção de branding forte

Não são construções de resultado rápido, como acontece com tráfego pago (anúncio), mas os resultados são duradouros e exponenciais. E quando unimos isso a ações com influenciadores, potencializamos o processo de forma muito eficaz e cada vez mais aprimorada, com o passar dos anos.

E aí, você já trabalha com conteúdo UGC, seja você marca ou influenciador? Tem dúvidas sobre como começar ou potencializar seus resultados?

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

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Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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