Vacinas para Cachorros: importância e cuidados

Vacinas para Cachorros
jan 13, 2021

Oi!! Eu sou a Bruna, mamãe do Chop, @chop_chow e com a minha experiência mãe de pet, vim contar um pouco mais sobre a importância das vacinas para cachorros! E também trazer algumas informações extras! Espero ajudar vocês a terem mais conhecimento sobre o assunto! 

O que são e Para que Servem as Vacinas para Cachorros? 

O que são e Para que Servem as Vacinas para Cachorros? 

@chop_chow

As vacinas são o meio mais seguro e eficiente de adquirir imunidade contra doenças infecciosas. Algumas vacinas para cachorros precisam ser aplicadas em épocas específicas da vida do animal, muitas são aplicadas em idade precoce, ainda bem filhotes. Isso porque o cachorro necessita de certas imunidades após desmamar. 

Uma Vacina é uma formulação biológica que fornece imunidade para uma doença em particular ou várias, como é o caso das polivalentes. Ela estimula o organismo para que ele mesmo se defenda contra possíveis enfermidades, assim criando uma resistência gradualmente mais forte e eficaz. A vacina estimula as defesas do corpo contra alguns parasitas em específico (vírus e bactérias) que causam doenças. 

As vacinas para cachorro podem ser produzidas a partir de microorganismos enfraquecidos, mortos ou de algum de seus derivados.

E então fica o questionamento “porque devo vacinar o meu cachorro?

Simples. Porque assim como os humanos, os cachorros vão perdendo os anticorpos que adquiriram da mãe através da amamentação, ficando assim expostos a doenças infecciosas que podem levá-lo a óbito em pouco tempo! Por isso a importância de vacinar seu filhote e fazer os reforços anuais! O melhor caminho é sempre a PREVENÇÃO

Vacinas para Cachorros anuais 

Vacinas para Cachorros anuais 

@chop_chow

As Vacinas Anuais são muito importantes, para manter a alta imunidade frente aos parasitas, que afligem nossos pets ao longo da vida. Existe um calendário anual de vacinas para cachorros que contém algumas que são “obrigatórias”. Ou seja, que devem ter a dose reforçada com determinado tempo de intervalo, como por exemplo, vacinas: 

  • V8 ou V10
  • Gripe Canina
  • Giárdia 
  • Anti-rábica (que protege contra a raiva)
  • Leishmaniose 
  • Tosse dos canis

Devem se atentar ao Local e região onde o cachorro vive! isso porque algumas dessas vacinas são mais necessárias em determinadas localidades, por ser região endêmica para certas doenças. Lembrando que deve fazer todas as vacinas do seu cão, de acordo com as prescrições do Médico Veterinário!

É importante escolher qual tipo, marca e laboratório de vacina vai aplicar no seu cão. Pois o ideal é manter uma constância nesses quesitos! Já que existem vários laboratórios diferentes e também existem vacinas nacionais e importadas! Normalmente o veterinário já indicará qual a melhor opção! Porém se caso mudar de veterinário por qualquer motivo, busque manter as outras doses, de preferência, iguais à primeira, em todas as vacinas! Inclusive, por isso é tão importante manter a carteira de vacinação contigo. Assim o veterinário conhece o histórico do seu cachorro. 

Quais são as vacinas para cachorros mais importantes

Quais são as vacinas para cachorros mais importantes

@chop_chow

As principais vacinas, são aquelas que protegem os cachorros de doenças consideradas graves, como:

  • Cinomose 
  • Hepatite infecciosa canina
  • Parvovirose 
  • Leptospirose 
  • Adenovirose
  • Coronavirose 
  • Parainfluenza canina
  • Raiva 

São elas as vacinas: V8 ou V10 e Anti-rábica, essas são as mais importantes! Pois sozinhas previnem todas doenças citadas acima.Por exemplo, nós moramos com o Chop na Argentina, e quando voltamos para o Brasil de férias, necessitamos fazer um atestado de saúde para ele. Além de que a única vacina para cachorro exigida e que precisa estar em dia para cruzar a fronteira, é a vacina anti-rábica que precisa constar nesse atestado! 

Muito se comenta também, sobre a hora certa de iniciar os passeios do cachorro filhote, e o mais indicado é aguardar até o cachorro realizar todas as vacinas e suas respectivas doses para sair em locais públicos e para interação com outros animais, o que ocorre geralmente em torno dos 4 meses de idade. Mas pode variar dependendo das instruções do seu médico veterinário.

A Maneira correta para Vacinar seu cachorro 

A Maneira correta para Vacinar seu cachorro 

@chop_chow

A primeira coisa a se pensar é escolher um Profissional de confiança, e com boas instalações para tratar do seu pet! Pois, é importante que o Médico Veterinário conheça o cachorro desde de pequeno, assim pode conhecer melhor todo seu histórico médico. 

Depois de ter escolhido o Médico ideal, deve-se respeitar o calendário de vacinas imposto pelo mesmo, aplicando as doses das vacinas com o intervalo recomendado e nos dias certos! 

Outro ponto importante é que você tom cuidado com o comportamento do seu animal após a vacinação. Isso porque nas primeiras 24h é normal que alguns pets apresentem mudanças comportamentais. Então, se após as 24h o animal não voltar ao normal, consulte seu médico veterinário! 

Por último, se o seu bichinho apresentar qualquer tipo de sintoma ou doença que a vacina previne, avise o seu veterinário, pois o mesmo NÃO DEVE SER VACINADO antes do tratamento.

Lembre-se sempre da importância da vacina para cachorro e para outros pets também! Consulte sempre seu médico antes de tomar qualquer atitude quanto a saúde do animalzinho, pois apesar da minha experiência como tutora, não sou formada em Medicina Veterinária!

Por hoje foi isso! Espero que tenham gostado, e aos novos tutores, que eu tenha aclarado dúvidas.

Qualquer dúvida ou comentário mandem mensagem no Instagram, @chop_chow pois estou sempre por lá!

Bruna Flores Vaz

Bruna Flores Vaz

Autor

Sou a Bruna Mamãe do Chop e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts